Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36944

Compartilhe esta página

Título: Modelos didáticos táteis para alunos com deficiência visual: uma proposta inclusiva para o ensino de morfologia vegetal
Autor(es): LIRA, Mariane da Silva
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Recurso Didático; Deficiência Visual
Data do documento: 29-Nov-2019
Citação: LIRA, M. S.
Abstract: O recurso didático é entendido como uma ferramenta de aprendizagem que são utilizados pelos professores para que possa auxiliar o método de intervenção entre o conhecimento e o aluno. Com isso é necessário que os professores busquem novos métodos para que os alunos se sintam motivados, porém sabe-se que os professores não buscam se especializar, por isso acabam ficando totalmente presos ao modo de ensino tradicional na qual os alunos são ouvintes e buscam memorizar o conteúdo. O ensino de botânica é marcado por muitas dificuldades, na qual são muitas informações complexas, e para os alunos deficientes visuais a compreensão do assunto acaba se tornando ainda mais complicado, pois para estes, diferenciar as estruturas de uma planta se torna ainda mais complexo contudo, para que os alunos se sintam motivados e para que haja a inclusão de pessoas cega é necessário o professor buscar novos métodos para que se possa elaborar recursos para servir de apoio tanto para o professor e o aluno. Porém para o aluno deficiente visual esses recursos necessitam de adaptações para que o ensino aprendizagem seja significativo. Partindo da significativa importância da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar o presente trabalho tem como objetivo a elaboração de modelos didático pedagógicos, por meio de recursos táteis para a disciplina de ciências na área de botânica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36944
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIRA, MARIANE DA SILVA.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons